Verdera e CBL inauguram planta para destinação de pneus inservíveis em Cuiabá

Verdera e CBL inauguram planta para destinação de pneus inservíveis em Cuiabá
Vista aérea da planta de trituração de pneus inservíveis em Cuiabá (MT). Globalvant

10.09.2025

Verdera, unidade de gestão de resíduos da Votorantim Cimentos, e a CBL Comércio e Reciclagem de Borrachas inauguraram em Cuiabá (MT) uma unidade dedicada à trituração de pneus inservíveis, com capacidade para processar até 1,5 mil toneladas por mês.

Os pneus recolhidos em ecopontos são triturados e transformados em chips de borracha, utilizados como combustível alternativo na fábrica da Votorantim Cimentos, substituindo coque de petróleo e reduzindo emissões de CO?.

A tecnologia de coprocessamento, pioneira no Brasil pela Votorantim Cimentos desde 1991, garante destinação ambientalmente correta, alinhada à Política Nacional de Resíduos Sólidos e às normas do Ibama e Conama.

A nova planta, fruto de coinvestimento entre Verdera e CBL, é a primeira no Brasil a produzir exclusivamente o chip de 45 mm, que oferece maior poder calorífico e eficiência energética. O projeto integra os R$ 330 milhões em investimentos da Votorantim Cimentos no Mato Grosso e fortalece a logística reversa de pneus no país.