Verdera e CBL inauguram planta para destinação de pneus inservíveis em Cuiabá

10.09.2025
A Verdera, unidade de gestão de resíduos da Votorantim Cimentos, e a CBL Comércio e Reciclagem de Borrachas inauguraram em Cuiabá (MT) uma unidade dedicada à trituração de pneus inservíveis, com capacidade para processar até 1,5 mil toneladas por mês.
Os pneus recolhidos em ecopontos são triturados e transformados em chips de borracha, utilizados como combustível alternativo na fábrica da Votorantim Cimentos, substituindo coque de petróleo e reduzindo emissões de CO?.
A tecnologia de coprocessamento, pioneira no Brasil pela Votorantim Cimentos desde 1991, garante destinação ambientalmente correta, alinhada à Política Nacional de Resíduos Sólidos e às normas do Ibama e Conama.
A nova planta, fruto de coinvestimento entre Verdera e CBL, é a primeira no Brasil a produzir exclusivamente o chip de 45 mm, que oferece maior poder calorífico e eficiência energética. O projeto integra os R$ 330 milhões em investimentos da Votorantim Cimentos no Mato Grosso e fortalece a logística reversa de pneus no país.