ZF é finalista em três categorias do Prêmio REI

ZF é finalista em três categorias do Prêmio REI

21.05.2021

A ZF é finalista em três das mais disputadas categorias do Prêmio REI, iniciativa de Automotive Business dedicada a destacar as empresas, projetos e pessoas que entregam novo valor à indústria automotiva, à mobilidade e à sociedade.  A premiação é o reconhecimento aos profissionais e organizações que ousam assumir o protagonismo da transformação que o mundo enfrenta para gerar impacto positivo com novas soluções.  A equipe de jornalistas de Automotive Business classificou os cases ZF como finalista nas categorias “Automação e Indústria 4.0”, “Motores & Transmissão” e “Liderança/Fornecedores”.

“A ZF ser finalista no Prêmio REI em três categorias já é um importante reconhecimento pelo trabalho que nossos colaboradores e gestão regional vem desenvolvendo pela empresa. Não é tarefa fácil estar entre os melhores do setor automotivo no Brasil. É uma honra chegarmos a finalistas nessa renomada premiação”, disse Fernanda Giacon, gerente sênior de Marketing e Comunicação da ZF América do Sul.   

A empresa inaugurou neste ano, na planta de Limeira, SP, sua linha de produção para colunas de direção elétrica. Inteiramente projetada nos moldes da indústria 4.0 e equipada com alto nível de automação e controle, a nova linha  possui prensas e parafusamento com controle de torque e ângulo totalmente automatizados, com sistema robotizado de 40 pontos de inspeção. São 33 estações, gestão totalmente automática e sistema de rastreabilidade que permite aos clientes acompanhar a produção do início ao fim. É a única em que robôs fazem a inspeção de qualidade e conferência final de cada peça.

Já a planta de Sorocaba é a primeira  a possuir veículos autônomos elétricos operando em ambientes externos abertos, sujeitos a variações climáticas, com interação com pessoas e outros veículos. Eles suportam o transporte de transmissões, eixos e componentes para manufatura de forma totalmente autônoma. São guiados autonomamente por mais de 500 sensores e rodam, ininterruptamente, mais de dois quilômetros de percurso.

A ZF também se destacou na categoria “Motores & Transmissões” com a TraXon, uma das mais modernas transmissões automatizadas do mundo,  produzida no Brasil, em sua unidade de Sorocaba. Modular e flexível, é um equipamento tecnicamente avançado e já preparado para as futuras exigências para redução de emissões em caminhões pesados no País.

Por suas qualidades técnicas e tecnologia de ponta, as transmissões TraXon de 12 e 16 velocidades tem conquistado o mercado de veículos comerciais no Brasil, equipando os novos modelos que fazem parte de uma nova geração de caminhões pesados, entre eles os modelos Meteor e Costellation da Volkswagen Caminhões, importante lançamento do segmento no Brasil no ano passado e que, inclusive, concorre também ao Prêmio REI deste ano.

As grandes realizações da ZF na América do Sul vêm sendo conduzidas graças à ampla visão de negócios de Carlos Delich, presidente da empresa para a região. O executivo, que possui experiência de mais de 30 anos no mundo automotivo, com vivências na América do Norte, Europa, Ásia e Austrália, trouxe nova cultura organizacional e dinamismo à ZF ao promover maior proximidade entre todos os níveis de profissionais e impulsionar planos de nacionalização. Além das iniciativas já citadas, Delich também fortaleceu a expansão em eletrônicos para segurança, setor especialmente desafiador no Brasil.