Empresas do Brasil participam de qualificação da cadeia produtiva de petróleo e gás para ampliar negócios no Mercosul

Empresas do Brasil participam de qualificação da cadeia produtiva de petróleo e gás para ampliar negócios no Mercosul

02.06.2016

O objetivo do projeto executado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e co-financiado com o Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (Focem), é promover a qualificação de fornecedores para a cadeia produtiva de petróleo e gás no Mercosul. Serão contempladas 100 empresas de quatro países do Bloco. No Brasil, 34 empresas serão atendidas pelo projeto, sendo 11 no ABC, em São Paulo e 23 Rio Grande do Sul. Na Argentina 35 empresas também estão sendo selecionadas, outras 23 no Uruguai e oito no Paraguai.

Esta semana (3/9) será realizada em Santo André, no ABC, em São Paulo, solenidade de assinatura do termo de adesão das primeiras 11 pequenas e médias empresas brasileiras selecionadas que irão participar do projeto. A iniciativa conta com apoio da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Na próxima semana será a vez de outras 23 empresas selecionadas no Rio Grande do Sul, aderirem ao projeto.

“O projeto faz parte de uma estratégia para aumentar a competitividade das empresas do Mercosul, promovendo a integração regional e ampliando os mercados, por meio da internacionalização e estímulo à exportação”, explica Miguel Nery, presidente interino da ABDI.

O especialista da ABDI, Alexandre Amissi, responsável pela coordenação do projeto conta que serão investidos cerca US$ 3.6 milhões, com recursos do Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (Focem), com contrapartida da ABDI.

“O objetivo do projeto ABDI/FOCEM Petróleo e Gás é fomentar o processo de qualificação de fornecedores, fortalecendo a competitividade de pequenas e médias empresas de bens e serviços para atender às lacunas que existem nesse setor”, informa Amissi.

Focem Petróleo e Gás – com duração de dois anos, projeto de Qualificação e Integração de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Petróleo e Gás" – vai executar atividades de diagnóstico empresarial, capacitações em áreas de normas e qualidade, gestão e internacionalização, além de promover o intercâmbio para conhecimento de novos processos tecnológicos e rodadas de negócios com empresas âncoras dos 4 países.

Focem Auto - Esta é a segunda participação do Grande ABC em projeto de complementação do setor produtivo no âmbito do Mercosul. Em 2013 e 2014, 25 empresas da região participaram da primeira etapa do Focem Auto, também executado pela ABDI.

Entre os resultados obtidos estão aumento de 50% da disponibilidade das máquinas, que amplia a eficiência da utilização dos equipamentos; aumento de 83% do uso de 5S, metodologia que emprega melhorias no ambiente de trabalho; 31% do aumento da produtividade; 68% de redução do NVAA (tempo em que a peça fica para sem agregação de valor); 59% de queda no tempo de preparação das máquinas para produção; e 53% de redução de não conformidades.