Inteligência Artificial amplia presença no campo com impacto direto na produtividade e rentabilidade do produtor

 Inteligência Artificial amplia presença no campo com impacto direto na produtividade e rentabilidade do produtor

30.04.2025

A Inteligência Artificial (IA) é um caminho sem volta e uma realidade cada vez mais presente no campo. Com crescente importância no setor agrícola como ferramenta indispensável na captação e tratamento de dados essenciais para análises e tomadas de decisão precisas e estratégicas, a IA identifica padrões e prevê cenários e informações que refletem diretamente na produtividade e rentabilidade da propriedade rural. Aliada dos produtores, a IA transforma o modo como as práticas agrícolas e pecuárias são executadas e monitoradas, alcançando todas as etapas do trabalho porteira adentro.

Com o slogan “O Futuro de A a Z”, a 30ª Agrishow, principal feira de tecnologia para o agronegócio da América Latina, destaca o papel das inovações digitais para o desenvolvimento do agronegócio e oferece um panorama de inovações ao alcance do produtor, do pequeno ao grande, nas mais variadas necessidades e demandas.

Para João Marchesan, presidente da Agrishow, a adesão à tecnologia é uma necessidade para garantir competitividade e crescimento sustentável. “O setor já colhe benefícios dessa transformação, mas ainda há muito espaço para expandir o uso dessas ferramentas e garantir uma produção mais moderna e resiliente”, diz.

Embrapa foca em análise de solos

Uma das soluções apresentadas pela Embrapa nesta edição da feira, dentro do escopo da IA, é uma plataforma baseada no equipamento AGLIBS e métodos embarcados para análise de solos (hardware e método de preparo e suporte da amostra, calibrações e análises, uso de IA e dados em nuvem ou servidor local para obtenção dos resultados e mapas de recomendação), como também rotinas que a antecedem (coleta e identificação única digital de amostras, georreferenciamento e registro de dados da propriedade, envio e armazenamento de dados), e que sucedem a análise (mapas de recomendação e envio de relatórios ao usuário final mediante interface digital).

As análises envolvem IA e aprendizagem de máquina, associando as informações espectrais a mapas da variabilidade espacial dos nutrientes e interpretação agronômica; os resultados e recomendações, por exemplo, envolvem textura, pH, teor de alumínio, concentração de macro e micronutrientes, e carbono. Para o caso das análises de carbono no solo, a empresa parceira e cotitular do ativo junto à Embrapa atende a certificação da instituição Verra, habilitando a tecnologia LIBS para validação de projeto de crédito de carbono, viabilizando a rastreabilidade, segurança das análises e aferição para monetização.

Autonomia em campo

A autonomia de máquinas é outra inovação da IA no campo. Neste sentido, a Solinftec traz para a feira o Refill Station, ferramenta que permite que o robô Solix Ag Robotics opere de forma totalmente autônoma na safra. Movida a energia solar e com IA, o recurso otimiza a decisão do momento de abastecimento do robô e realiza essa operação sem intervenção ou contato com pessoas.

A Hexagon, empresa de origem sueca e referência em tecnologias de precisão, gêmeos digitais, robótica e inteligência artificial, participa da Agrishow para demonstrar que a autonomia de máquinas agrícolas já é uma realidade no campo. Um dos destaques da marca é o display Ti10, com tela de 10 polegadas e alta capacidade de processamento, capaz de concentrar todos os recursos de agricultura de precisão e monitoramento de máquinas.

Dados precisos em tempo real

Inicialmente a agricultura dependia essencialmente da experiência e observação humana. Em seguida vieram os drones, sensores e imagens de satélite e softwares mais avançados. Com um novo salto tecnológico, hoje ferramentas de IA permitem que os agricultores tenham acesso a dados mais precisos e em tempo real sobre solo, clima, plantio e presença de pragas.

Este, inclusive, é um dos focos da linha de sensores IoT (Internet das Coisas) que a xFarm Technologies / Checkplant traz para a Agrishow. Sistemas de irrigação e de monitoramento, armadilhas inteligentes para manejo de pragas, monitoramento climático e do solo são feitos com o uso da IA.