BASF inaugura primeira planta de poliamida 6 reciclada do mundo, em Xangai

BASF inaugura primeira planta de poliamida 6 reciclada do mundo, em Xangai
Integrada à unidade de poliamida-6 na unidade de Caojing, em Xangai: a nova planta de loopamid® . Foto : BASF

29.04.2025

BASF iniciou a operação da primeira planta comercial de loopamid®, sua poliamida 6 reciclada feita 100% a partir de resíduos têxteis. Localizada no polo industrial de Caojing, em Xangai (China), a fábrica tem capacidade anual de 500 toneladas métricas e é certificada pelo Global Recycled Standard (GRS).

Segundo Stephan Kothrade, CTO da BASF SE, “o loopamid fecha o ciclo têxtil ao transformar resíduos em recursos, alinhado à nossa estratégia Winning Ways”. Já Ramkumar Dhruva, presidente da divisão de Monômeros, reforça: “a tecnologia permite reciclagem de têxtil para têxtil, inclusive em misturas com elastano, ajudando nossos clientes a atingir metas de sustentabilidade.”

A matéria-prima do loopamid inclui resíduos industriais e, progressivamente, pós-consumo, como roupas de fim de vida. A BASF já trabalha com parceiros na triagem e remoção de componentes como zíperes e botões.

Com o avanço da economia circular, o loopamid representa uma solução concreta para reduzir o impacto ambiental da indústria têxtil — com aplicação prática já validada por fabricantes de fios.