Corte robótico a plasma da Hypertherm impulsiona a indústria automotiva

Corte robótico a plasma da Hypertherm impulsiona a indústria automotiva
Credito foto: hypertherm

20.05.2025

A indústria automotiva enfrenta desafios como custos crescentes, demanda por peças mais leves e escassez de mão de obra qualificada. Para se manter competitiva, adota tecnologias como fundição sob pressão, automação, robótica e inteligência artificial.

Nesse contexto, o sistema de corte robótico a plasma Powermax SYNC, da Hypertherm Associates, surge como uma solução versátil e econômica para aparar fundidos, especialmente em fundição sob alta pressão. Segundo Fernando Moreira, engenheiro da Hypertherm, o corte a plasma é mais econômico e seguro que o laser de fibra, além de ser facilmente integrado a robôs industriais, otimizando produtividade e reduzindo erros.

Um case na Coreia do Sul mostrou que, ao trocar para o Powermax105 SYNC, a vida útil dos consumíveis aumentou 7 vezes e o número de cortes por cartucho subiu de 20 para 143, gerando economia e eficiência.

O Powermax SYNC oferece alternativas precisas e seguras ao corte manual, laser ou prensa, com opções de 65, 85 e 105 amp, além de tochas robóticas SmartSYNC em diferentes ângulos. Seus cartuchos eliminam empilhamentos, melhoram a eficiência e segurança, e reduzem custos operacionais.