Desafio da integração entre produto e processo foi o tema do webinar Indústria Xperience

Desafio da integração entre produto e processo foi o tema do webinar Indústria Xperience

12.09.2022

O desafio de integrar o produto ao processo, sem penalizar qualidade e custo, foi o tema da conversa entre o engenheiro mecânico e diretor da Benteler, David Orico, e o consultor e especialista,  Mauro Andreassa, no dia 8 de setembro, em mais um webinar on demand da Indústria Xperience, a plataforma 100% digital da Feimec - Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos e da Expomafe - Feira Internacional de Máquinas/ Ferramenta e Automação Industrial.

Com mais de 25 anos de experiência no ramo automotivo, Orico abordou neste episódio os processos nos quais as indústrias de diferentes setores, inclusive - mas não somente - o automotivo, projetam um produto para que possa ser manufaturado, fabricado ou montado, atendendo à necessidade do mercado de forma competitiva, porém com fácil manuseio na montagem. “Falamos neste webinar de dois conceitos: desenhar para manufaturar e desenhar visando a facilidade da montagem desse componente e/ou produto”, comentou Orico.

Para o setor automotivo, a Benteler fabrica suspensões, peças estruturais de sistemas de exaustão ligadas ao motor/escapamento do veículo. “No Brasil, produzimos a parte de suspensão em aço, todas as partes metálicas de um automóvel, sendo que a nossa expertise são as hot forms - peças metálicas temperadas, em um processo no qual a parte mecânica é alterada com o aquecimento deste aço a altas temperaturas e resfriada em seguida para dar mais rigidez”, disse o engenheiro mecânico.

O executivo da Benteler também detalhou o chamado Design for Manufacturing - uma metodologia de engenharia para desenhar e produzir da maneira certa. “Todos os conceitos que foram apresentados neste webinar são aplicados no nosso dia a dia. Qualquer carro que for encontrado nas ruas, com certeza, recebeu essas aplicações. Na fase de desenvolvimento de um produto, já em linha de produção, o próprio operador do chão de fábrica pode colocar em prática ideias que nasceram de sugestões de mudanças para otimizar o processo”, afirmou.

Para fazer sua inscrição em todos os episódios, gratuitos, acesse o link e acompanhe mais informações pelo site.