Mitsubishi Electric leva eficiência energética a ilhas remotas

Mitsubishi Electric leva eficiência energética a ilhas remotas

13.08.2023

A subsidiária europeia da Mitsubishi Electric Corporation deu início à fase de testes para avaliação da eficácia do sistema de controle da bomba de calor (dispositivo que transfere calor entre o ar externo e o interno para fornecer aquecimento e resfriamento do ambiente ou aquecimento de água com alta eficiência energética) nas Ilhas de Aran, na Irlanda.

O objetivo é avaliar sua eficiência para resposta do processo, mecanismo que permite aos consumidores o melhor gerenciamento do uso da energia, controlando seu consumo e alinhando a oferta e demanda.

Os testes fazem parte do projeto REACT, cofinanciado pelo programa Horizon 2020 da União Europeia (UE), e também estão sendo realizados na Ilha San Pietro, na Itália.

Combatendo as mudanças climáticas

Fontes de energia renovável, como painéis fotovoltaicos (PV) e turbinas eólicas, são tecnologias importantes para combater as mudanças climáticas porque não emitem CO2 ao gerar eletricidade. Ilhas remotas enfrentam desafios geográficos e estruturais devido à sua alta dependência de combustíveis fósseis e suprimentos de energia do continente.

Espera-se que as ilhas que fazem parte do projeto REACT façam uso máximo de energia renovável para alcançar um maior nível de independência energética.

O REACT envolve 22 parceiros, incluindo empresas e instituições acadêmicas de 11 países da UE. O objetivo é proporcionar o melhor gerenciamento energético em ilhas remotas com o uso de tecnologias de geração e armazenamento de energia renovável, com uma abordagem centrada nas comunidades locais, equilibrando a oferta e demanda.

Com a aplicação da solução REACT, a expectativa é gerar uma economia de energia de 10%, uma redução de 60% nos gases de efeito estufa e um aumento de 50% no uso de energia.

Sistemas interligados

Os sistemas de bombas de calor da Mitsubishi Electric enviam dados do status de operação, como temperaturas e consumo de energia para a plataforma REACT, que automaticamente inicia ações de controle de resposta das demandas ideais, e cada bomba de calor recebe e executa essas ações.

Além disso, com base nas informações enviadas pelas bombas de calor e outros dispositivos inteligentes, o sistema notifica cada usuário via smartphone ou tablet sobre o uso doméstico de energia, preço da eletricidade, disponibilidade de energia renovável etc., e recomenda ações manuais para melhorar a eficiência energética e economizar dinheiro.

Testes avaliam diversas necessidades

Nas Ilhas de Aran, um total de seis bombas de calor para água quente doméstica e aquecimento ambiente foram instaladas em três edifícios residenciais e duas instalações públicas, incluindo uma creche e um escritório comunitário local.

Já na ilha italiana de San Pietro, um total de 17 bombas de calor para ar-condicionado e uma bomba de calor para aquecimento de água quente estão instaladas em seis edifícios residenciais e duas instalações públicas, incluindo uma biblioteca e um ginásio desportivo.

A partir da avaliação do desempenho nos diversos locais, a Mitsubishi Electric irá analisar os dados das bombas de calor e outros equipamentos para verificar a eficiência do controle de resposta da demanda.

Após o prazo final da fase experimental do projeto, a Mitsubishi Electric realizará testes para coletar dados e verificar a eficácia da resposta da demanda. Após a conclusão do projeto de demonstração, a empresa também usará os principais resultados para pesquisa e desenvolvimento que contribuirão para a neutralidade de carbono, como o uso de soluções em nuvem para o desenvolvimento de aparelhos de ar-condicionado e equipamentos de aquecimento de água com maior eficiência energética.