Tecnologia é fundamental para que o setor industrial possa retomar o crescimento

Tecnologia é fundamental para que o setor industrial possa retomar o crescimento

27.11.2022

Dados recentes divulgados pelo IBGE apontam que a produção industrial teve crescimento de 0,6% em julho se comparado com o mês de junho. Porém, se comparado com o mesmo período de 2021, a indústria teve um recuo de 0,5%.

Dentro de um cenário econômico instável e flutuante, que ainda sofre grande impacto da política internacional, com a alta dos combustíveis e guerra da Rússia e Ucrânia, e tentando se recuperar depois dos anos em pandemia, o setor industrial tem buscado soluções para tornar processos mais eficientes, reduzir gastos e evitar perda de capital.

Por isso, o uso de tecnologia tem sido peça-chave para empresas e indústrias poderem retomar o quadro de crescimento. Com o advento da indústria 4.0, muitos processos passaram a ser integrados, e tudo isso é possível por conta de como a tecnologia tem chegado no mercado focada em resolver problemas e aumentar a eficiência, tanto de gestão como de produção das indústrias.

Aureo Bordignon, CEO da Golden IT, empresa de tecnologia que há mais de 20 anos desenvolve soluções inteligentes para empresas e indústrias, especialmente do ramo de Food Service, aponta alguns fatores preponderantes de como um processo bem integrado pode rapidamente encontrar os gaps e aumentar a produção e lucratividade.

Qual a porcentagem média que a automação em uma empresa pode gerar no aumento de produtividade e reduzir perdas?

AB: Um processo de informatização pode aumentar muito a produtividade e reduzir as perdas em uma indústria. A porcentagem varia de empresa para empresa. Tudo depende da situação atual dela, quanto de seu processo está automatizado e quanto pretende investir para aumentar a produtividade. Mas podemos considerar por base que uma empresa, pelo simples fato de querer e se dispor a melhorar a sua situação, consegue pelo menos melhoria de 10% de aumento de produtividade e de redução de perdas.

Por que investir em tecnologia é tão importante? Quais os principais fatores envolvidos?

AB: A primeira coisa quando se pretende investir é avaliar os processos. Muitos gestores, às vezes, caem em uma rotina e não têm tempo para fazer melhorias nos processos. Quando se dispõem a ouvir outras pessoas, conseguem vislumbrar outros horizontes. É certo que quando alguém contrata um serviço de consultoria acaba com a sensação de que chamou alguém para dizer aquilo que já sabia. Contudo essa quebra de rotina é importante porque muitas vezes você tem o dado, mas não tem a informação, ou não sabe o que fazer com ela. E é uma diferença muito grande quando você tem a informação que precisa na hora em que precisa.

Quando você faz um trabalho de avaliação de melhorias, deve olhar com cuidado o sistema. Quando falo em sistema me refiro a 3 P’s: Processos, Programas e Pessoas. Primeiro você estuda os processos e faz os ajustes necessários. Depois você analisa a aderência do sistema existente aos processos e determina se pode melhorar ele ou parte para adquirir outro que esteja mais alinhado com as necessidades da empresa. Com os processos bem definidos e o programa bem parametrizado, treina as pessoas para que sigam os procedimentos utilizando corretamente o sistema.

Que tipos de recursos que agregam valor, a Golden IT consegue trazer para seus clientes?

Vamos falar do nosso público alvo: Indústrias do segmento de Food Service. Começamos com o básico que é um controle efetivo de estoque com rastreabilidade. Neste segmento, com a pressão das agências de vigilância sanitária e a necessidade de atendimento à legislação, este quesito é um dos mais solicitados pelos novos clientes. Outro ponto que eu acho bem importante é a conciliação bancária. Hoje temos integração com a Nexxera, que faz automaticamente o envio e retorno de remessas e extrato bancário. Na parte comercial, temos a automação de força de vendas, onde a empresa pode determinar rotas, roteirizar, e acompanhar a execução pelos vendedores, captar pedidos por um e-commerce ou acompanhar o trabalho de prospecção do televendas. Na parte financeira, com o advento do Pix, desenvolvemos uma solução onde o entregador leva o pedido com o QRCode e quando o cliente paga é feita a baixa automaticamente no sistema e pode ser enviado push notification para o entregador, o cliente e o vendedor. E sempre estamos trabalhando em algo novo para melhorar os processos de nossos clientes.

Como a experiência ajuda a Golden IT a desenvolver uma melhor tecnologia?

AB: Nós temos experiência de implantação de sistemas em mais de 200 indústrias. Cada uma dessas empresas tem algum diferencial em relação aos seus concorrentes. O importante é conseguir melhorar os processos sem perder os diferenciais. Já vi muitas empresas engessarem seus processos devido às limitações nos sistemas. Optar por um sistema engessado ou um sistema que não nasceu dentro de uma indústria traz sérios riscos e, muitas vezes, significa jogar dinheiro fora.

Quando você começa a fazer customizações para adequar o sistema ao processo é quando começam a aparecer os custos e as dores de cabeça. Falando em indústrias alimentícias, hoje nosso sistema está parametrizado para centenas de cenários, então, do início da implantação até a informatização de 90% da empresa, não precisamos adaptar nada. Isso significa redução de custos e tempo de implantação. Já conseguimos implantar o sistema completo em uma empresa em menos de 30 dias.

Poderia exemplificar com um case de sucesso?

AB: Um caso emblemático foi a da Cymco Alimentos, empresa que já é nossa cliente há bastante tempo. Mesmo com a pandemia, ela conseguiu um bom crescimento nas vendas e precisava aumentar a capacidade produtiva, mas não sabia exatamente como. Estão em processo de construção de uma fábrica nova, porém como esse processo é um pouco demorado, precisavam resolver a questão na fábrica atual. Junto de uma empresa parceira, foi feita a automatização do chão de fábrica, iniciando o processo de digitalização dos apontamentos. Já na primeira fase, durante a análise, foram identificados os gargalos da produção e feito investimentos assertivos. Desde o início do processo, a empresa teve crescimento de 30% das vendas, conseguindo atender com tranquilidade a demanda. Com isso, a construção da nova fábrica pode ser feita com mais tranquilidade.

Saiba mais sobre a Golden IT em: https://www.goldenit.com.br/