Tramontina orienta sobre conduletes e graus de proteção IP

24.08.2017
Os códigos IP (graus de proteção para invólucros) ganharam uma nova edição da norma técnica brasileira, a NBR IEC 60529, publicada em abril deste ano pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Os graus de proteção para equipamentos elétricos definem a proteção contra o ingresso de objetos sólidos ou poeira e água em seu interior.
A adoção de um sistema de classificação internacional, como o do grau de proteção de um invólucro, promove a uniformidade nos métodos de descrição da proteção provida ao invólucro e nos ensaios destinados a verificar os diversos níveis de proteção.
O grau de proteção (código IP) de um equipamento é uma informação indicada pelo seu fabricante, com base em relatórios de ensaios executados em laboratório, constituída por dois dígitos, sendo que o primeiro se refere às medidas que foram tomadas para impedir a entrada de objetos sólidos ou de poeira e o segundo dígito para as medidas tomadas para impedir o ingresso de líquidos no seu interior.
A Tramontina possui em seu catálogo conduletes com variados índices de proteção, que se adequam a diversas aplicações:
- Condulete em aço inox IP66: especialmente indicado para aplicações industriais, é fabricado de aço inox 304, com tampa fixada ao corpo por parafusos também de aço inox. Possui vedação em neoprene, acabamento eletropolido e entradas rosqueadas de ½” a 4” NPT ou BSP. É possível fabricar este condulete, sob encomenda, em aço inox 316 ou 316L.
- Condulete ovalado IP66: extremamente difundido na América do Norte e nos principais mercados da América Latina, estes conduletes têm um formato mais arredondado do que os produtos normalmente comercializados no mercado brasileiro. Devido à sua robustez deve ser direcionado para locais onde a resistência mecânica é fator fundamental. O IP66 permite que seja instalado em ambientes externos, sob sol e chuva, e também utilizado em áreas com grande incidência de poeira e suscetíveis a jatos potentes de água.
- Caixa de passagem IP65: recomendada para montagem de equipamentos elétricos em geral e/ou outras ligações em ambientes úmidos ou com emanação de gases não inflamáveis. Fornecida com tampa reversível (com face lisa e face antiderrapante), junta de vedação e parafusos. O IP65 garante um produto à prova de poeira e protegido contra jatos de água.
- Condulete fixo IP54: modelo tradicional para instalações elétricas aparentes. Caixa disponível com uma a quatro saídas, tendo opções de roscas BSP (tipo gás) e NPT, ou ainda sem rosca. Encontrado nas bitolas de ½” a 4”, com e sem pintura epóxi. A aplicação do Kit de Vedações permite obter o índice de proteção IP54 – ideal para instalações externas.
- Condulete múltiplo IP54: indicado para projetos que preveem expansão futura, está disponível em dois modelos (X e L), com saídas para cinco diferentes direções. Se uma das saídas não for utilizada, pode ser tampada para posterior expansão. Aqui também o Kit de Vedações possibilita a instalação segura em áreas externas graças ao sistema IP54.